quinta-feira, 15 de março de 2012

Tríduo Vocacional do Rito de Admissão dos Seminaristas Félix Cardoso e João Pedro


No Espírito missionário, em preparação ao Rito de Admissão dos jovens seminaristas Felix Cardoso e João Pedro, estivemos em Santa Teresa, paróquia de São Domingos, para o tríduo vocacional em preparação a esta festa cristã vocacional. O tríduo foi realizado pelos seminaristas menores do Centro Vocacional Pe. Clóvis Vidigal e do Seminário Maior Dom Oscar Romero. Na manhã de sexta feira, 20/01, depois da acolhida calorosa das famílias, nos encontramos para rezar e organizarmos as divisões dos trabalhos de visitas às famílias da comunidade. À tarde, em continuidade aos trabalhos, realizamos visitas às famílias, contando sempre com apoio dos missionários locais. A acolhida das famílias durante a visita nos marcou muito, pois encontramos pessoas simples, com o coração generoso e com um verdadeiro espírito cristão e de missão.
No sábado, 21, continuamos o dia com visita às famílias e à noite celebração eucarística.  No domingo, 22, fizemos, pela manhã, encontro com as crianças e, à tarde, encontro com os jovens. Nas noites tivemos celebração da Santa Missa, no primeiro dia com pe. Alexandro Veríssimo, reitor do Seminário Menor, que agora reside em Pastos Bons-MA e na noite seguinte com Pe. João Filho, formador do Seminário Maior em São Luis-MA. 

E finalizamos o tríduo no dia 22 de janeiro de 2012, às 19h:30min, com a Celebração Eucarística dos Ritos de Admissão dos jovens seminaristas presidida pelo nosso Bispo Enemésio Angelo Lazzaris, tendo como concelebrantes:  Pe. Robertinho, ex-pároco da Paróquia de São Domingos; Pe. Alexandro Veríssimo; Pe. João Filho Gomes o diácono Lúcio. Durante os ritos finais agradecemos à comunidade Santa Tereza pela generosa acolhida e resposta aos trabalhos realizados, fazendo preces na intenção de que o Senhor os ilumine sempre no testemunho cristão. Após a benção final houve partilha de bolo com refrigerante.
Que Deus continue motivando jovens para a missão evangelizadora de Cristo e que suscite em nossas comunidades mais vocações sacerdotais.

Bento XVI proclama um ano da fé



O ano 2012 será para a Igreja Católica o Ano da Fé. Através da encíclica Porta Fidei o papa bento XVI proclamou o ano da fé.  Inspirado em At 14, 27 o sumo pontífice diz que a porta de entrada para a comunhão com Deus que é a igreja, está sempre aberta. Atos narra o trabalho dos discípulos de Jesus nas primeiras comunidades cristãs e o trecho que iluminou a escrita da encíclica relata o fim da primeira viagem de Paulo com Barnabé, contando tudo o que Deus tinha feito por meio Deles e como havia aberto a porta da fé para os pagãos (At. 14,27).
O Ano da Fé terá início em 11 de outubro de 2012 e terminará no dia 24 de novembro de 2013, na solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo rei do Universo. A programação do ano segue em comemoração a dois acontecimentos eclesiais: o aniversário de 50 anos do Concílio Vaticano II e os 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja católica.
Não é a primeira vez que a Igreja é chamada a celebrar um Ano da fé. O Papa João Paulo II, Servo de Deus, proclamou um semelhante, em 1967, para comemorar o martírio dos apóstolos Pedro e Paulo.
Bento XVI, no seu sexto ano de pontificado, demonstra preocupação com a adesão, transmissão e vivência da fé. A perseverança cristã na fé em Jesus de Nazaré tem tido muita atenção no seu trabalho apostólico.
Para Bento XVI o Ano da Fé é convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor. Este ano deverá exprimir um esforço generalizado em prol da redescoberta e do estudo dos conteúdos fundamentais da fé. Coloca ainda que, pela fé, os apóstolos deixaram tudo para seguir Jesus e animaram as primeiras comunidades. Pela fé os mártires deram sua vida para testemunhar a verdade do Evangelho e, no decorrer da história, homens e mulheres consagraram sua vida a Jesus Cristo.   
Já no início, a carta enfatiza o batismo como o caminho que nos introduz na direção de Deus. O cristão entende-se chamado à vida por Deus, e, no batismo, sepultado em Cristo na sua morte e ressuscitado com ele dentre os mortos pela glória de Deus Pai, para caminhar numa vida nova (cf. Rm 6,4). Pelo plano qüinqüenal da diocese de Balsas, 2012 será o ano do batismo. Pode-se vislumbrar alguma atividade diocesana em consonância com o documento magisterial. Mesmo que, tanto a carta quanto o plano, não foram elaborados pensando um no outro, mas poderá haver meios de serem trabalhados em conjunto.
A intenção para o Ano da Fé é que suscite no seio da Igreja um reforçar da fé através de atos de profissão de fé por parte de todos os fiéis. Estimula confessar a fé plenamente e com renovada convicção, confiança e esperança, e intensificar a celebração da fé nos momentos litúrgicos, especialmente na celebração eucarística.

(Texto publicado no boletim Nossa Pastoral, da Diocese de Balsas, em dezembro de 2011).

Estamos de volta!



Depois de alguns meses sem postar, estamos de volta com algumas novidades. 

Queremos, desde já, agradecer a todos que passaram por aqui e que nos acompanham através do nosso blog... 


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Chegada do seminário Menor em Pastos Bons

Agora é fato: o seminário Menor da diocese de Balsas tem sua sede em Pastos Bons-MA. Depois de um tempo de sondagem na cidade, em preparação para a mudança, finalmente o Centro Vocacional Pe. Clóvis Vidigal, seminário Menor da diocese de Balsas-MA, foi transferido da cidade de Balsas, onde funcionava na casa do bispo, para a cidade de Pastos Bons. A transferência ocorreu dia 05 de janeiro do corrente ano. Dentre tantos motivos, inclusive financeiros, o seminário menor tem agora sua sede onde funcionava a casa de oração Clara e Francisco, outrora dirigida pelas irmãs franciscanas.




Para acolher o Seminário a paróquia de Pastos Bons organizou uma celebração eucarística rica em símbolos. A missa foi presidida pelo pároco Pe. Giácomo Molinaro e concelebrada pelo Pe. Cesarino Donati, ambos combonianos, e ainda concelebrada pelo Pe. Alexandro Veríssimo, formador do seminário menor. A celebração ocorreu no dia da chegada do seminário, a quinta feira dia 05, na igreja de São Bento.
Nos ritos iniciais da missa, quando foi acolhido o seminário, as lideranças das comunidades da paróquia apresentaram ao formador do seminário, Pe. Alexandro Veríssimo, os seguintes símbolos: o sal, na intenção que o seminário seja o gosto bom que o cristão deve ser na comunidade; um par de sandálias, torcendo para que a caminhada do seminário seja boa e fecunda; uma planta com flores, simbolizando a alegria que é o seminário como casa formativa; uma vela, confeccionada com pedaços de velas, utilizadas por quem já passou pela casa de oração; e, por fim, um cofo contendo frutos da terra, pedindo a Deus que a vinda do seminário seja frutífera para esta terra.
No ofertório da missa a comunidade embalada pelo canto “sabe Senhor, o que temos é tão pouco pra dar...” ofertou ao seminário gêneros alimentícios como: arroz, feijão, farinha e etc. Essa forma de ofertório reflete a participação que as comunidades paróquias e também diocesana podem participar na formação dos futuros presbíteros.
Deus seja louvado com este novo passo na formação presbiteral da diocese de Balsas. Oxalá esta transferência traga bons frutos para as vocações presbiterais e para a paróquia de Pastos Bons. Deus abençoe esta transferência.

(Texto publicado no boletim Nossa Pastoral, da Diocese de Balsas, em janeiro de 2011).