domingo, 17 de abril de 2011

Quaresma

Estamos numa época muito especial: o tempo da quaresma. Tempo que nos lembra o caminho de Jesus a Jerusalém, rumo à cruz.
Por isso, estes quarenta dias que nos separam da quarta-feira de cinzas, do domingo de páscoa, chamamos de tempo de quaresma. Este tempo é propício para o crescimento dos cristãos: na fé, no amor, na união e na paz.
Para alcançarmos este crescimento, precisamos transformar esse tempo de quaresma num período especial, diferente em nossa vida. Um bom encaminhamento para a prática cristã é a seqüência: o jejum, na dimensão pessoal, a reflexão ou oração, nossa relação com Deus e a ação, a prática da oração, ou seja, os frutos da oração.


Aproveitemos este tempo pois...
É preciso parar!
É preciso rever os valores.
É preciso se olhar, se analisar.
É preciso voltar atrás, nas origens, e analisar o caminho.
Reaprender.

Seminarista Lucas Pereira

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Desenvolvimento Sustentável


A Campanha da Fraternidade deste ano esquenta a discussão sobre o desenvolvimento sustentável. A Campanha tem como tema: Fraternidade e a vida no planeta, e como lema: a terra geme em dores de parto (Rm 8,22).
Uma das coisas que mais vem sendo discutidas nos últimos anos é uma forma de desenvolvimento em parceira com a natureza retirando tudo aquilo que precisa, mas repondo o que foi tirado para que não haja muitos danos à natureza e ao planeta. Este nome modo de vida (sobrevivência) vem sendo utilizado pela população da região amazônica.
            A preocupação com o futuro do planeta tem mobilizado milhões, de pessoas pelo mundo inteiro, essas pessoas preocupam-se muito com o futuro do planeta. Há ONGs engajadas em trabalhos de conscientização, proteção da floresta e da vida em harmonia. Atitudes assim trás amplos benefícios para todas as pessoas e para o planeta de modo geral.
            Viver em comunhão com a natureza é a única forma da espécie humana manter-se viva.

Seminarista - Adriano Pereira

União: Palavra do mês de março


     Os integrantes do Centro Vocacional Pe. Clóvis Vidigal escolheram, neste ano, refletir uma virtude Cristã durante cada mês. A palavra é escrita e fixada em partes visíveis da casa. Em fevereiro vivenciamos a palavra paciência e em março a palavra união.
     A união é um sentimento que sempre deve existir entre as pessoas, principalmente os cristãos. Este sentimento é essencial para a convivência entre os grupos e as famílias, por exemplo, pois só assim haverá paz no mundo. A união é, antes de tudo, um dos sentimentos mais importante da sociedade, pena que nem todas as pessoas pensam da mesma forma.
        É através da união que as pessoas se respeitam e se educam umas com as outras. Gestões de união e educação, unidos ao diálogo e ao amor são as principais ferramentas de pessoas mais comprometidas e perseverantes na fé.
A união faz a força, então faça também a sua.

Seminarista Marcos Barbosa